
Os 10 leitos de UTI disponíveis no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Gaspar, estão ocupados. São sete pacientes internados com doenças respiratórias e três com outras patologias. Essa situação é vivenciada também nos demais hospitais da região, que operam com suas UTIs na capacidade máxima.
Mesmo com a UTI lotada, o atendimento a pacientes em estado grave segue normalmente. Isso porque estão sendo utilizados os leitos da sala vermelha, onde também existem aparelhos necessários para o suporte à vida.
O aumento significativo no número de internações por doenças respiratórias é motivo de preocupação, especialmente nesta época do ano, que favorece a disseminação de doenças gripais. "A incidência de doenças respiratórias, principalmente durante períodos sazonais como o atual, é esperada. No entanto, a intensidade e a frequência dessas enfermidades são preocupantes. Por isso, a prevenção torna-se uma ferramenta vital para evitar a propagação dessas doenças", diz o diretor administrativo do Hospital de Gaspar, Alan Vieira.
Com a chegada do clima mais frio, é comum que as pessoas passem mais tempo em ambientes fechados e aglomerados, facilitando a transmissão de doenças respiratórias. Alan enfatiza a importância de retomar as medidas conhecidas de prevenção, como a utilização de mascaras, permanecer em ambientes arejados e lavar as mãos frequentemente. Além disso, é importante ter a conclusão do esquema vacinal recomendado pelas autoridades de saúde. A imunização não só protege os indivíduos, mas também auxilia na redução da sobrecarga dos serviços de saúde.

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).