Vereador Dionísio Bertoldi questiona Prefeitura de Gaspar sobre população LGBTQIAP+ - Jornal Cruzeiro do Vale

Vereador Dionísio Bertoldi questiona Prefeitura de Gaspar sobre população LGBTQIAP+

14/06/2023
Vereador Dionísio Bertoldi questiona Prefeitura de Gaspar sobre população LGBTQIAP+

Fiscalizar, em prol da luta contra o preconceito e a favor da construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa. É com esse objetivo que o vereador Dionísio Bertoldi (PT) protocolou o requerimento 35/2023, que questiona a Prefeitura de Gaspar sobre a população composta por lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queers, intersexo, assexuais/ arromânticas/ agênero, pansexuais e não-binárias.

A iniciativa do petista vai ao encontro com o mês do Orgulho LGBTQIAP+ e seu compromisso com a promoção da igualdade e garantia de direitos fundamentais a todos os cidadãos. "Com a crescente conscientização acerca da diversidade de identidades de gênero e orientações sexuais, é crucial que as instituições públicas sejam fiscalizadas para assegurar a plena inclusão e o respeito aos direitos humanos de todos. Vivemos em um país diverso e plural. É inadmissível que, em pleno 2023, ainda tenhamos que explicar o básico: somos todos iguais perante a lei, mas, na vida real, as pessoas LGBTQIAP+ sofrem discriminação e violência. Portanto, quero usar minha posição como vereador para me juntar nessa luta".

Requerimento

O requerimento 35/2023 foi protocolado e aprovado no dia 6 de junho e possui perguntas elaboradas pelo Setorial LGBTQIAP+ do PT de Gaspar, que busca informações sobre as políticas, programas e ações adotadas pelo Executivo, inclusive no enfrentamento da discriminação, violência e desigualdades sofridas por pessoas LGBTQIAP+. O vereador Dionísio Bertoldi questiona, por exemplo, se a prefeitura tem dados sobre violência física e psicológica em Gaspar; se os profissionais do SUS recebem preparo para a atender a população LGBTQIAP; se cumpre a estratégia do plano municipal de educação sobre gênero, diversidade e orientação sexual; e se desenvolve políticas públicas para inserção dessa população no mercado de trabalho.

Setorial LGBTQIAP+ promove acolhimento

O Setorial LGBTQIAP+ foi fundado pelo Partido dos Trabalhadores de Gaspar em fevereiro deste ano. Entre os principais objetivos do grupo estão criar um ambiente de acolhimento e proteção; reunir dados sobre violências sofridas por essa população; e cobrar ações da Prefeitura e Câmara de Vereadores em favor dos direitos das pessoas LGBTQIAP+.

Membro do Setorial LGBTQIAP+, Fernando Borba de Castro destaca a importância de ser militante. "Enquanto buscamos combater a discriminação, a violência e o preconceito enfrentados por essas comunidades historicamente marginalizadas, a heterossexualidade tem sido a norma socialmente aceita ao longo da história e não enfrenta o mesmo nível de estigmatização e discriminação que as pessoas LGBTQIAP+ experimentam".

Apesar de ter sido criado pelo PT, o grupo é aberto para pessoas que não tenham filiação partidária. Atualmente, cerca de 40 pessoas participam do grupo, que se reúne uma vez ao mês para discutir, planejar e executar ações no município.

Mês do Orgulho

Muitas pessoas se perguntam sobre a origem do 'Mês do Orgulho LGBTQIAP+' e não entendem o porquê da comemoração. Tudo começou em 28 de junho de 1969, em um confronto entre policiais e manifestantes nos Estados Unidos, durante um protesto em defesa do clube gay Stonewall Inn. Naquela época, apesar da presença de ideias progressistas na região, as leis contra a homossexualidade eram rigorosas, colocando em perigo aqueles que se atreviam a expressar afeto não heterossexual em público.

 

 

 

Edição 2109
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.