Cuidado onde pisa. O conselho é recomendado a todos os pedestres que transitam por diversas ruas de Gaspar. Em muitos lugares, buracos, lajotas e ladrilhos soltos podem causar acidentes a qualquer distração. Em função da situação precária em que se encontram as calçadas de algumas ruas do centro da cidade, o vereador Raul Schiller solicitou ao Executivo, através da indicação 129/2010, que seja providenciada a solução deste problema com urgência. A indicação, apresentada em sessão ordinária da última terça-feira, dia 29, dá destaque à Avenida das Comunidades e à rua Duque de Caxias.
Nestas duas vias, além do movimento de carros ser intenso, há também pontos de ônibus e um grande fluxo de pedestres. Outra solicitação presente na indicação feita pelo vereador é a proibição do uso do passeio público e calçadas como estacionamento particular. Este uso faz com que, várias vezes, os transeuntes precisem passar pela faixa de rolamento, o que os deixa expostos a acidentes. ?Inclusive, é preciso alertar o Poder Público Municipal da sua responsabilidade por qualquer dano que vier causar aos munícipes em decorrência destas situações?, declara o vereador. Várias pessoas que utilizam o trajeto para pegar ônibus entraram em contato com o vereador reclamando da dificuldade de se deslocar até o ponto.
Ainda de acordo com Raul, os pontos críticos são o de encontro da Avenida das Comunidades com a rua São Pedro, e o trecho próximo ao antigo estabelecimento das Malhas Emerson.
O estacionamento naquela área é mesmo um problema. A gerente executiva da Câmara de Dirigentes Lojistas, Maristela Marquetti Massaneiro, diz ter percebido que as lojas não são favorecidas neste quesito, mas diz que isso não justifica ocupar o espaço destinado aos pedestres. ?Se a loja não possui estacionamento, ela não deve usar as calçadas, principalmente nesta via, que é muito movimentada. Acho que esta indicação é válida porque acaba beneficiando lojistas e pedestres?, comentou.
Segundo Raul, houve manifestação de outros vereadores apoiando sua indicação. ?Em Gaspar, calçada é uma algo que o Poder Público nunca fiscalizou, há várias que são inadequadas?, conclui o vereador.
A Secretaria de Obras se manifestou através da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, explicando que o passeio é competência do município e as calçadas, do proprietário do terreno. A Secretaria fará atendimento a projetos em relação ao passeio, cuja obra depende de um planejamento com dotação orçamentária.

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).