A história de como foi produzida a primeira edição do Jornal Cruzeiro do Vale, em 1º junho de 1990, e a evolução da imprensa nos últimos vinte anos, foram apresentadas aos vereadores mirins na tarde desta quarta-feira, 12, durante visita realizada pelo grupo à sede do Jornal Cruzeiro do Vale.
A visita fez parte do projeto focado em apresentar aos jovens legisladores os meios de comunicação da cidade. Após visitar os veículos, como rádios e jornais, o grupo também esteve na Prefeitura, onde teve contato direto com o prefeito Pedro Celso Zuchi e aproveitou para entregar as reivindicações apresentadas na última sessão mirim.
Andréia Morello, coordenadora do programa Vereador Mirim, destaca a importância do contato dos estudantes com os órgãos e entidades do município. ?No decorrer deste projeto, que tem a duração de um ano, eles visitam o Poder Judiciário, a Prefeitura, os meios de comunicação, e locais diferentes, como o teatro e a Câmara de Blumenau, os bombeiros, as polícias militar e civil, entre outros. Tudo isso ajuda cada um deles a adquirir novos conhecimentos e conhecer outras realidades?, comenta a coordenadora.
Para a vereadora mirim da escola Frei Policarpo, Bárbara Cristine de Souza, estas visitas ajudam a conhecer melhor a realidade do funcionamento da cidade. ?Gosto muito de fazer parte de todas elas, sempre aprendemos muito?, comenta. O colega de Bárbara, Gustavo Cordeiro da Silva, da escola Ivo D?Aquino, também aprova as visitas e conta que aprendeu muito ao conhecer o jornal Cruzeiro. ?Vimos como é feito um jornal, como em tão pouco tempo a equipe escreve as notícias e prepara todo o jornal. A gente não fazia ideia de como as coisas aconteciam e agora sabemos. Achei muito interessante?, reflete.
O programa
O programa Vereadores Mirins abrange todas as escolas, públicas e particulares, da cidade, e visa oferecer aos jovens uma oportunidade de conhecer o funcionamento do Poder Legislativo e despertar em cada um de seus integrantes o interesse pela política. ?É uma oportunidade para eles conhecerem seus direitos e deveres enquanto cidadãos e aprenderem a reivindicar suas necessidades junto aos poderes que existem e estão à disposição da comunidade?, explica a coordenadora Andréia Morello.

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).