Após o atentado na creche de Blumenau, a Polícia Militar segue com ações permanentes para evitar desordens e crimes nas escolas e CDIs. Em vídeo institucional, a PM orienta que, em caso de situação de perigo, seja utilizado do protocolo norte americano, que contém as condutas de fugir, esconder e lutar.
A primeira ação do protocolo é fugir. É fundamental saber de onde vem a ameaça e correr para o lado oposto. Por isso, é importante que alunos e professores conheçam o local em que estudam e saibam quais as rotas de fuga. A dica da PM é que, em caso de situações de perigo, os alunos não se importem com objetos pessoais.
No ato de se esconder, o estudante deve permanecer de forma silenciosa em um local seguro. É importante analisar a mobília da sala de aula.
Já a conduta de lutar deve ser o último recurso adotado pelos estudantes, apenas quando não houver como fugir e se esconder. Caso essa seja a única saída, é importante que o estudante utilize objetos como arma para se defender.
Através do programa Rede de Segurança Escolar, a Polícia militar está presente em mais de duas mil escolas em Santa Catarina.

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).