A Polícia Civil de Santa Catarina divulgou um alerta sobre um novo golpe que vem sendo aplicado. Criminosos estão se passando por policiais civis (inclusive utilizando nomes reais de delegados) e entrando em contato com as vítimas para solicitar pagamentos sob diversos pretextos.
Em vídeo publicado esta semana, o delegado Ricardo Melo, que atua no Oeste de Santa Catarina, confirmou que seu nome foi utilizado por bandidos para dar mais credibilidade à abordagem. Os criminosos entram em contato geralmente por aplicativos de mensagens como o WhatsApp, enviam fotos e criam histórias para convencer a vítima a transferir valores. É necessário atenção redobrada, principalmente em um período em que os avanços tecnológicos estão cada vez maiores e o uso de inteligência artificial vem facilitando a falsificação de voz e imagem.
A Polícia Civil reforça que não solicita depósitos ou transferências em qualquer situação. A orientação é de que, ao receber uma mensagem ou ligação suspeita, o envolvido entre em contato com a delegacia da sua cidade para confirmar a veracidade da informação.
- Desconfie de qualquer contato que solicite dinheiro, mesmo que use o nome de um policial ou órgão público.
- Confirme a identidade do agente pelos canais oficiais antes de tomar qualquer atitude.
- Nunca forneça dados pessoais ou bancários a desconhecidos.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).