A Policial Civil de Balneário Camboriú, por meio da Divisão de Investigações Criminais (DIC), prendeu Rudimar Gilberto Leonhardt, 43 anos, nesta segunda-feira, (15), na cidade de Balneário Camboriú. Ele tinha em seu desfavor um mandado de prisão decorrente de sentença penal condenatória pelo roubo a uma agência do Banco Banrisul, ocorrido no ano de 2008, na cidade de Novo Hamburgo (RS), pelo qual foi condenado a uma pena de cinco anos e dez meses de reclusão.
Leonhardt integrava uma quadrilha composta por mais de 60 Policiais Militares, destes, pelo menos dez oficiais, que praticaram diversos crimes, desde roubo a banco a crimes funcionais, retardando o atendimento das ocorrências, e até mesmo efetivamente praticando os roubos.
Leonhardt foi localizado após diligências realizadas pela equipe da DIC de Balneário Camboriú, depois da equipe policial receber cópia do mandado de prisão expedido pela 2.ª Auditoria Militar de Porto Alegre, considerando que o apenado é Policial Militar Reformado. O foragido foi localizado e, devido à ação rápida da Polícia Civil, não esboçou reação.
No caso dos procedimentos em que Leonhardt foi condenado, a atuação dele foi por atrasar o atendimento ao roubo. No Batalhão, eles esvaziaram o tanque da viatura, impossibilitando a repressão aos crimes e dando tempo para os criminosos fugirem após a prática do roubo.
O homem apontado como líder da quadrilha, José Luis Ramires da Rosa, foi morto e abandonado no porta-malas de um veículo, havendo suspeitas de queima de arquivo. Logo em seguida, outros nomes foram surgindo, mas, inicialmente, os praças tentaram proteger os oficiais.
Leonhardt foi condenado na Justiça Militar a pena cinco anos e dez meses de reclusão pelo crime de roubo, mas ainda tramitam outros processos na Justiça Comum, sob a acusação de diversos crimes como apropriação indébita, furto, prevaricação, formação de quadrilha, peculato e violação de sigilo funcional. Durante a tramitação do processo, Leonhardt alegou problemas de saúde e conseguiu ser reformado.
Foi efetivado o cumprimento do comando judicial e após a conclusão dos procedimentos cartorários ele foi encaminhado ao 12.º Batalhão da Polícia Militar de Balneário Camboriú. Na manhã de hoje (16), integrantes da Corregedoria da Brigada Militar realizaram o recambiamento do apenado para a cidade de Porto Alegre.
Texto: Isabel Muniz Corradini | Assessoria de Imprensa
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).