
A produção industrial de Santa Catarina encerrou 2025 com um crescimento de 3,2%, conforme dados divulgados pelo IBGE. O percentual é mais de cinco vezes superior à média nacional, que ficou em 0,6% no mesmo período.
Com este crescimento, Santa Catarina ocupa a terceira colocação no ranking nacional de 2025. O estado ficou atrás apenas de Espírito Santo (11,6%) e Rio de Janeiro (5,1%), impulsionados pelas indústrias extrativas de produção de petróleo e gás. Os catarinenses estão à frente dos vizinhos Paraná (0,3%) e Rio Grande do Sul (2,4%) e de grandes estados como São Paulo (-2,2%) e Minas Gerais (1,3%). “A indústria é um dos motores da nossa economia e um grande orgulho para Santa Catarina. Esse resultado positivo é fruto direto da soma de empreendedores com grande visão e de um povo que gosta de trabalhar. Os dados mostram, mais uma vez, que Santa Catarina é um estado que pula o Brasil”, destaca o governador Jorginho Mello.
A alta de 3,2% em Santa Catarina foi puxada pela indústria da transformação, principalmente a indústria pesada. Os segmentos que mais cresceram foram a fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (10,8%), fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (7,2%) e fabricação de máquinas e equipamentos (6,3%). Segmentos tradicionais como a fabricação de produtos alimentícios (5,9%) e a fabricação de produtos de minerais não metálicos (5,1%) também tiveram destaque.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).