
Sete hospitais catarinenses do Governo do Estado estão entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil, segundo levantamento do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross). A avaliação considerou critérios como taxa de ocupação, mortalidade, disponibilidade de leitos de terapia intensiva e tempo médio de permanência dos pacientes.
As unidades estão distribuídas em diferentes regiões de Santa Catarina e são o Hospital Governador Celso Ramos e a Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis; o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, em Joinville; o Hospital Regional Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú; o Hospital Regional de São José Dr. Homero Miranda Gomes e o Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC), em São José; o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste.
O estudo analisou hospitais das esferas federal, estadual e municipal que realizam atendimento exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sem vínculo com operadoras de saúde. Santa Catarina aparece na terceira posição com 7% de unidades na lista, junto com Pará, e atrás de São Paulo (30%) e Goiás (10%). Todas as instituições catarinenses classificadas pertencem a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Em maio, será divulgado o Top 10, com base nos hospitais já classificados. A etapa levará em conta os resultados de uma pesquisa de satisfação, o nível de acreditação dos serviços, as informações de compliance fornecidas pelas unidades e uma avaliação de eficiência que cruza os dados de atendimento com a disponibilidade de recursos financeiros.
O levantamento considerou hospitais com mais de 50 leitos e produção registrada no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Ministério da Saúde, no período entre agosto de 2024 e julho de 2025. O estudo foi realizado em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), Instituto Ética Saúde (IES), Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Desde 2023, o Governo do Estado tem adotado uma série de ações para qualificar a saúde pública em Santa Catarina. Entre as iniciativas estão o Programa de Valorização dos Hospitais, a criação da Tabela Catarinense, que permitiram a ampliação da rede de atendimento, além do repasse histórico de investimentos na área. As medidas resultaram em aumento expressivo no número de cirurgias, expansão recorde de leitos de UTI e novas habilitações estaduais em diversas especialidades.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).