Resgatar a cultura, a gastronomia e as tradições da primeira colônia belga do Brasil. Este é um dos principais objetivos da ExpoBelga, que acontece anualmente, no mês de setembro, em Ilhota (SC). A terceira edição ocorrerá de 15 a 19 de setembro, em frente e ao lado da prefeitura, localizada na rua Leoberto Leal, 160, centro.
O primeiro e segundo ano da festa reuniu aproximadamente 30 mil pessoas. Para 2011, espera-se que exatamente este número de expectadores passem pelo município. "Estamos estendendo a programação. Teremos atrações para todas as idades e públicos. Todos os secretários municipais estão envolvidos. Será uma grande festa", salienta Paulo Drun, idealizador e organizador.
As reuniões preparatórias já começaram e a Look Here, empresa responsável pela gestão do evento, está liderando os encontros. "Vamos levantar um grande número de descendentes e artesãos para mostrar a população o que é a cultura belga e a importância dela para o desenvolvimento da nossa cidade", afirma o prefeito Ademar Felisky.
A última edição contou com apresentações culturais, shows regionais e nacional, comida típica e encontro de motociclistas. Quem divulgou a festa durante todo o ano foram a rainha Graziela Maes e as princesas Veruska Ransdorf Batista e Eduarda Siemêntkosqui. "Visitamos as principais cidades do estado, mostrando o que a nossa cidade tem de melhor", destacou a rainha Graziela.
Mais informações sobre a festa podem ser obtidas no site da prefeitura: www.ilhota.sc.gov.br.
fonte PMI
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).