O número de atendimentos realizados pelo Centro de Atenção Psicossocial de Gaspar (Caps) aumentou em mais de 60%. Enquanto de janeiro a julho de 2024 foram registrados 3.791 atendimentos, no mesmo período deste ano o número chegou em 6.396. Diante desta realidade, a prefeitura de Gaspar vai realizar uma série de ações contínuas de capacitação para manter a qualidade dos serviços.
A primeira capacitação contemplou o Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, as especialidades médicas e as unidades de saúde. As próximas serão voltadas à Assistência Social, comunidades terapêuticas e ao Ministério Público. Nos encontros, será abordado o novo Protocolo de Organização e Acesso ao Caps, com ênfase na estratificação de risco de saúde mental, para qualificar o acolhimento, otimizar o direcionamento dos casos e garantir respostas mais ágeis e adequadas à gravidade de cada situação.
O Caps atende pessoas de todas as idades com transtornos mentais; sofrimento mental grave e persistente; e casos de dependência de álcool e outras drogas. A equipe é formada por médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e outros profissionais. São realizados atendimentos individuais, terapias em grupo, atividades de artesanato, visitas domiciliares e ações de prevenção e conscientização sobre saúde mental.
O Caps atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, com acolhimento por ordem de chegada.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).