
O Hospital Santo Antônio, em Blumenau, foi habilitado pelo Governo de Santa Catarina como Unidade de Assistência de Alta Complexidade Cardiovascular para a realização de cirurgias cardiovasculares pediátricas eletivas. A ação representa um avanço significativo para a saúde pública estadual, ampliando o acesso de crianças a esses procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi destaca: "Por orientação do governador Jorginho Mello, seguimos atuando para ampliar os serviços de saúde em todas as regiões. A descentralização dos serviços cardiológicos e pediátricos amplia a capacidade de atendimento especializado, reduz a necessidade de deslocamento de pacientes para outras localidades e diminui o tempo de espera das famílias".
A habilitação estadual foi oficializada por meio da Portaria de Autorização nº 02/2026, da Secretaria de Estado da Saúde (SES) publicada este mês. A partir de agora, o hospital passa a integrar oficialmente a rede estadual de alta complexidade em cardiologia pediátrica.
Para o Presidente do Conselho Curador, Luís Rebellato, a habilitação reforça a sólida parceria entre o Hospital Santo Antônio e o Governo de Santa Catarina. "Atuam de forma conjunta para ampliar o acesso da população de Blumenau e de todo o estado a serviços de saúde de alta complexidade. Agradecemos ao Governo do Estado, em especial ao governador Jorginho Mello e ao secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, pela confiança em nosso trabalho e pelo investimento contínuo na saúde pública”.
A estrutura do Hospital Santo Antônio inclui uma UTI pediátrica equipada e centro cirúrgico. Também conta com uma equipe multidisciplinar preparada para garantir o cuidado integral às crianças. “É um reconhecimento ao trabalho sério e comprometido de toda a equipe, além de reforçar a missão do hospital de oferecer atendimento de alta complexidade de excelência e humanização para toda a comunidade”, destaca Rafael Bertuol, Gerente Geral do Hospital Santo Antônio.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).