A secretaria de Saúde de Gaspar está com baixos índices de procura pela vacina contra a gripe (Influenza). Até o momento, foram aplicadas apenas 15.184 doses, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 43,61%. O cenário é preocupante principalmente no período de inverno, quando aumentam os casos de doenças respiratórias. O secretário Arnaldo Munhoz reforça o apelo para que a população busque pela vacina, citando que este é um ato de proteção coletiva. “A vacina é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças graves e até mortes. Quando a cobertura vacinal cai, colocamos em risco não apenas quem deixa de se vacinar, mas toda a comunidade. Precisamos que as famílias procurem as unidades de saúde e mantenham as vacinas em dia”.
A vacina contra a Influenza está disponível nas unidades de saúde do Barracão, Gasparinho Quadro, Gaspar Grande, Figueira, Bela Vista, Belchior, Lagoa, Poço Grande, Sete de Setembro e Centro. O atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 16h, com exceção do Centro, que tem horário estendido até às 19h30.
A cobertura vacinal em geral também está abaixo do esperado em Gaspar, tanto para o público infantil quanto para os adultos. A situação, segundo a secretaria de Saúde, acende um alerta para o risco de retorno de doenças já controlada e aumento de casos de infecções preveníveis.
Para receber a vacina, é necessário, no caso de crianças, apresentar a carteira de vacinação e um documento de identificação. Além da gripe, todas as vacinas do calendário infantil (incluindo a de HPV) estão disponíveis nas salas de vacinação.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).