Um acontecimento raro foi registrado no Hospital Santa Isabel, em Blumenau: dois irmãos receberam transplantes de coração com apenas duas semanas de diferença. O procedimento foi conduzido pelo cirurgião Dr. Frederico J. Di Giovanni e mobilizou equipes médicas e multidisciplinares.
O primeiro irmão a ser transplantado foi Paulo Henrique Paim, de 54 anos. Ele havia sido diagnosticado com uma cardiomiopatia dilatada em fase terminal e menos de uma semana depois de entrar na lista de espera, conseguiu um doador compatível e realizou o transplante no dia 17 de julho. O caso de Paulo era de origem genética e seu irmão, José Mario Paim, de 49 anos, foi diagnosticado com a mesma condição cardíaca.
Enquanto Paulo passava pelo transplante em Blumenau, José Mario foi internado às pressas em uma UTI em Florianópolis. Após uma piora, ele foi transferido com urgência para o Hospital Santa Isabel, onde precisou de suporte com assistência mecânica para se manter vivo até que um coração compatível fosse disponibilizado. Em caráter emergencial, ele foi incluído na lista de espera de transplante no dia 30 de julho e transplantado já no dia 1º de agosto. “Realizo transplantes há 25 anos e essa foi a primeira vez que dois irmãos precisaram e receberam transplantes quase simultaneamente. É um evento bastante raro. O sucesso dessa maratona pela vida só foi possível graças à atuação de uma equipe altamente preparada e multidisciplinar, envolvendo cirurgia cardíaca, cardiologia clínica, UTI, enfermagem, nutrição, psicologia e muitos outros profissionais", disse o Dr. Frederico J. Di Giovanni.
Paulo está com alta prevista para esta semana e José Mario segue internado na UTI, evoluindo bem. Casos como esse, além de incomuns, reforçam a importância da doação de órgãos e a eficácia do sistema estadual de transplantes.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).