Municípios de todo o país vão aderir ao Horário Protegido, uma determinação do Governo Federal que estabelece a educação permanente e o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam na ponta do Sistema Único de Saúde. Com isso, a partir de março, as Unidades de Saúde de Gaspar terão alteração no cronograma de atendimentos.
Hoje, as unidades fecham duas horas por mês para esta finalidade. A partir de março, cada unidade vai encerrar o atendimento em um período da tarde a cada 15 dias, sem reabertura no mesmo dia. O objetivo é garantir que médicos, enfermeiros, técnicos e demais profissionais se mantenham atualizados sobre diretrizes, práticas, tecnologias e protocolos, fortalecendo o atendimento baseado em evidências, segurança do paciente e coordenação do cuidado.
As capacitações vão abordar temas como princípios fundamentais do SUS, saúde mental, cuidados paliativos, condições crônicas, estratificação de risco, uso de sistemas de informação, saúde bucal e promoção da equidade nos territórios. As equipes também vão realizar processos internos como planejamento das ações de saúde, fortalecimento do vínculo com a comunidade e aprimoramento das técnicas de acolhimento.
Esse intervalo será dedicado exclusivamente à formação técnica, ao planejamento de ações no território e à análise de casos clínicos. A ação é obrigatória e o descumprimento dessa carga horária de aperfeiçoamento dos profissionais pode acarretar penalidades e perda de recursos federais para o município.
De acordo com a prefeitura de Gaspar, o fechamento das unidades será escalonado para garantir o funcionamento contínuo da rede de atendimento. Quem precisar dos serviços nesses dias, caso a ESF de referência esteja fechada, poderá procurar a Unidade de Saúde do Centro a partir das 16h30. Já quem necessitar de vacinação, deve se dirigir à unidade de saúde mais próxima.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).