Câmara aprova projeto que prevê curso de defesa pessoal para mulheres de Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Câmara aprova projeto que prevê curso de defesa pessoal para mulheres de Gaspar

01/09/2023
Câmara aprova projeto que prevê curso de defesa pessoal para mulheres de Gaspar

Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 29 de agosto, os vereadores de Gaspar aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei que Institui o ‘Programa de Defesa Pessoal para Mulheres no Município de Gaspar’. O projeto é de autoria da Bancada Feminina, composta pelas vereadoras Franciele Daiane Back, Mara Lúcia Xavier da Costa dos Santos e Zilma Mônica Sansão Benevenutti.

A bancada justifica que as mulheres têm sido diariamente alvo de muitos assédios, abusos e violências, sejam eles na rua, no transporte público ou em outros lugares. “Dados do Tribunal de Justiça de Santa Catarina apontam que somente em 2022, 23.308 medidas protetivas foram requeridas no Estado. No mesmo ano, 56 feminicídios foram registrados no estado 1.211 mulheres foram estupradas. Estas estatísticas mostram a importância de o público feminino aprender a forma correta de autodefesa e, assim, poder se defender de possíveis violências”.

O relator do projeto, vereador Giovano Borges, acredita que o projeto de defesa pessoal para mulheres é de extrema importância para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a proteção e valorização das mulheres. “Creio que será muito válido, principalmente depois de ver o perfil das vítimas de feminicídio em Santa Catarina. É assustador. Sou parceiro da Bancada Feminina e continuarei apoiando iniciativas que protejam as mulheres de Gaspar”.


A vereadora Zilma explica que mais do que ensinar para a mulher técnicas de autodefesa, o projeto tem como objetivo fazer com que ela possa perceber uma possível ameaça ou ataque. “É importante sabermos nos autodefender pois a mulher não pode viver sempre com medo. Além disso, com as aulas as mulheres vão aprender importantes técnicas e habilidades para se desvencilhar e neutralizar possíveis importunações, ataques ou agressões”.

O projeto segue para sansão do prefeito Kleber Wan-Dall.

 

 
Edição 2120
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.