
A Superintendência de Proteção e Defesa Civil de Gaspar apresentou nesta quarta-feira, dia 14, um relatório de atendimentos realizados nos últimos 20 dias. Entre 22 de dezembro de 2025 e 11 de janeiro de 2026, mais de 300 atendimentos de ocorrências foram registradas. O elevado número de chamados está diretamente associado ao volume expressivo de chuvas registrado no período. Ao todo, os episódios de vento e chuva afetaram mais de 25 mil pessoas no município.
Apesar do registro de um volume de chuva maior do que no mesmo período do ano passado, o impacto é significativamente menor em razão das medidas preventivas realizadas ao longo do ano. “Realizamos um trabalho intenso de dragagem e limpeza de tubulações, ações ao longo do ano, em diferentes pontos da cidade. Esse esforço deu resultado porque, mesmo chovendo mais do que no início de 2025, o número de ocorrências reduziu aproximadamente 75%”, explica o Prefeito Paulo Norberto Koerich.
De acordo com o levantamento pluviométrico, somente entre os dias 25 e 31 de dezembro foram acumulados 317 milímetros de chuva. A média histórica para todo o mês de dezembro em Gaspar varia entre 150 e 190 milímetros. Isso significa que, em apenas seis dias, choveu entre 127 mm e 167 mm a mais do que o esperado para um mês inteiro, representando um volume entre 67% e 111% acima da média. Já no dia 8 de janeiro, foram registrados mais 90 milímetros de chuva, elevando o acumulado dos principais eventos recentes para 407 milímetros.
O cenário se agravou em 8 de janeiro, quando o município foi atingido por um fenômeno de microexplosão. Somente nesta data, mais de 250 ocorrências foram atendidas e cerca de mil pessoas ficaram desalojadas. Outras ocorrências registradas incluem ruas alagadas, queda de muros, queda de árvores e deslizamentos.
O Superintendente de Defesa Civil, Rafael Araújo de Freitas, comenta sobre os trabalhos realizados durante o período. “Nossas equipes agiram com rapidez e seguem mobilizadas de forma integrada com outras secretarias para realizar vistorias e garantir que a assistência chegue a cada família afetada. Agora, nosso foco está na conclusão do levantamento de danos para buscar os recursos necessários junto aos governos estadual e federal para realizar obras preventivas e fortalecer a segurança de toda a nossa população”.
Desde o evento climático, equipes da Defesa Civil e voluntários realizaram vistorias nos locais afetados e distribuíram lonas e telhas para residências destelhadas. Paralelamente, a Secretaria de Assistência Social realizou o mapeamento das famílias atingidas e a distribuição de itens essenciais para a subsistência, como colchões, artigos de cama e banho, além de produtos de limpeza e alimentos.
A Defesa Civil mantém ações preventivas e segue atendendo a população. O órgão também orienta que os moradores baixem o aplicativo Alerta Gaspar, que envia notificações em tempo real sobre a situação do município durante eventos adversos. O aplicativo está disponível para aparelhos Android e iOS e pode ser encontrado nas lojas Play Store e Apple Store, buscando por “Alerta Gaspar”. O site da Defesa Civil segue ativo e foi atualizado recentemente, reunindo informações e serviços. A população também pode acompanhar informações atualizadas pelas redes sociais oficiais do município. Em caso de ocorrências, o atendimento está disponível pelo telefone 199.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).