
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da equipe da 1ª Delegacia de Polícia da Capital, deflagrou a Operação Click Fake e cumpriu três mandados de busca e apreensão em salas comerciais na região central de Florianópolis. Os locais são vinculados a estúdios fotográficos investigados por suspeita de crimes contra consumidores, estelionato e associação criminosa.
As apurações tiveram início após denúncias anônimas e o registro de diversos boletins de ocorrência. Segundo os relatos, pessoas eram abordadas em via pública e em estabelecimentos comerciais com a oferta de presentes ou fotografias gratuitas e, em seguida, conduzidas aos estúdios. Após a realização das fotos, algumas vítimas afirmam ter sido surpreendidas com cobranças de valores elevados e pressionadas a assinar contratos com cláusulas restritivas, incluindo a suposta inexistência de direito de arrependimento. Parte das vítimas seria composta por idosas e pessoas em situação de fragilidade, havendo relatos de pressão psicológica, exigência de pagamento imediato e até indução à contratação de empréstimos.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, a polícia apreendeu celulares, equipamentos fotográficos, computadores, contratos e fichas cadastrais, que passarão por análise técnica para o esclarecimento dos fatos e identificação de outros envolvidos. A operação contou com apoio da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso, Delegacia de Homicídios, 5ª Delegacia de Polícia e Delegacia de Proteção Animal. A Polícia Civil informou que as investigações continuam e orienta que possíveis vítimas registrem boletim de ocorrência pela Delegacia Eletrônica.

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).