
A Prefeitura de Gaspar registrou uma notícia crime contra um homem que agiu de má fé ao realizar uma consulta falsa no serviço ‘Alô Saúde’, plataforma de telemedicina via 0800. Houve a abertura de um processo junto ao Ministério Público e o registro de um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.
O homem ligou para o 0800 e passou informações falsas ao atendente. Depois, publicou em suas redes sociais um vídeo mostrando o caso com o objetivo de fazer com que a população não acredite neste serviço público. Segundo nota oficial da prefeitura, “a ação irresponsável e enganosa prejudica não apenas a credibilidade do serviço, mas também a confiança da população nos sistemas de saúde pública oferecidos pelo município”.
No vídeo, não é possível ver as informações fornecidas pelo homem nem os procedimentos que levaram à conclusão da consulta. O vídeo não foi divulgado pela prefeitura por questões jurídicas. “Reafirmamos a importância do Alô Saúde como uma ferramenta fundamental para garantir o acesso rápido e seguro aos cuidados médicos, especialmente durante este período desafiador que enfrentamos”, finalizou a nota da prefeitura.
O Alô Saúde é um sistema de telemedicina que atende a população de Gaspar através do número 0800 888 7977. Ele foi lançado no dia 1º de março e já atendeu mais de duas mil pessoas.
O paciente que busca atendimento pelo Alô Saúde é responsável pelas informações que repassa e os médicos se baseiam nos sintomas apresentados para dar o encaminhamento necessário, que pode ser medicação, solicitação de exame, atendimento presencial ou atestado. Apresentar falsos sintomas para obtenção de atestado é crime previsto em Lei.

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).