
Alunos da rede municipal de ensino de Gaspar estão experimentando novas formas de aprender por meio de um programa que une ciência, tecnologia e criatividade em sala de aula. A iniciativa, fruto da parceria entre a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a FIESC, via SESI/SENAI, tem como foco a recomposição da aprendizagem e o desenvolvimento de competências práticas e colaborativas.
No programa, os estudantes vivenciam experiências que estimulam o pensamento científico e o protagonismo, com atividades baseadas na experimentação e no trabalho em equipe. Na Escola Zenaide Schmitt Costa, 42 alunos do 6º ano participam do projeto 'Insetos em Ação!', que integrou biologia, arte e engenharia. As atividades incluíram saídas de campo, análises microscópicas, registros científicos e a criação de maquetes e protótipos em Lego Classic. Sob orientação da professora Cynthya Carolina, o grupo apresentou os resultados na Mostra Científica da escola.
A secretária de Educação, Andréia Symone Zimmermann Nagel, destaca que a iniciativa reflete o compromisso da rede com metodologias ativas e inovadoras. “Estamos investindo em práticas que despertam a curiosidade e tornam o aprendizado mais significativo”. Além da Zenaide Schmitt Costa, o programa está presente em outras quatro escolas municipais: Belchior, Mário Pederneiras, Norma Mônica Sabel e Angélica Costa, com projetos em Robótica, Start Kids, Start Teens e atividades maker.

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).