
Esta semana, Gaspar deu um passo decisivo na retomada de um dos mais importantes espaços de assistência social da cidade. A prefeitura recebeu na quinta-feira, dia 29 de janeiro, por meio de escritura pública, a doação do terreno e das instalações onde está localizado o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Maria Hendricks, mais conhecido como Centro Educativo, no bairro Sete de Setembro. Com a assinatura em cartório, o imóvel foi transferido de forma definitiva do Governo do Estado para o Município.
A doação foi autorizada pela Lei Estadual nº 19.614/2025 e é fruto de uma articulação direta da atual gestão municipal. “Esse foi um compromisso que assumi com o povo gasparense. Desde o início de 2025, iniciamos as tratativas com o Governo do Estado e hoje agradeço o apoio para que esse processo finalmente saia do papel. Esse espaço vai voltar a cumprir sua função social e atender a nossa comunidade”, disse o prefeito Paulo Koerich.
O Centro Educativo foi aberto em 1986 e está fechado desde 2020. Ele já foi referência no contraturno escolar, chegando a atender 300 crianças e adolescentes por dia com quatro refeições diárias e oferecendo atividades esportivas e culturais. Agora, com a titularidade do terreno, a prefeitura pode legalmente realizar melhorias na estrutura, que sofreu deterioração ao longo dos últimos anos. “Já estamos com uma emenda parlamentar de aproximadamente R$1 milhão para iniciar as obras e devolver o Centro à comunidade. Nosso foco é fortalecer os vínculos familiares e o atendimento psicossocial das nossas crianças e adolescentes”, garante a secretária de Assistência Social, Neuza Felizetti.
A expectativa é que, após a reforma, o local volte a ser o coração da rede de atendimento social, ampliando o suporte a famílias em situação de vulnerabilidade e oferecendo novas oportunidades de desenvolvimento para os jovens.

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).